Pesquisa Hábitos de compra em Farmácias no Brasil

Antes marcada por unidades independentes, o modelo de farmácias no Brasil vem mudando e se concentrando em poucos grandes grupos. Com isso, está cada vez mais difícil encontrar as farmácias de bairro, que foi dando espaço as grandes redes, o que propicia alto poder de negociação, garantindo preços mais competitivos e maiores margens. O formato e o mix de produtos também vêm se readequando. Se antes as farmácias representavam apenas lugares para a compra de remédios, hoje essa característica vem se transformando. 
As farmácias e drogarias estão ganhando contornos de espaço de conveniência, onde é possível encontrar diversos itens, como maquiagem, produtos de beleza, snacks, itens de higiene pessoal, entre outros. O modelo que começa a ser aplicado no Brasil ainda não chega perto das grandes redes disponíveis no mercado internacional, onde é possível encontrar comidas e bebidas, souvenires, roupas entre outros. No entanto, o formato já esta caindo no gosto do consumidor brasileiro, que encontra variedade de produtos em um mesmo lugar. Além do espaço físico que começa a ganhar uma nova configuração, as farmácias online também estão caindo no gosto do brasileiro, que está em busca de praticidade.

O Brasil possui atualmente 66,5 mil farmácias, de acordo com o IMS Health. O setor tem driblado a crise e cresceu 12,55% em 2016, segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Mesmo diante de um cenário financeiro tão complexo, a saúde e o bem-estar são prioridades que o brasileiro não abre mão, o que faz com que o potencial de consumo no país, no setor farmacêutico, seja ainda elevado. Entender quais são as motivações de compra e o que o consumidor espera deste tipo de varejo é importante para quem deseja atuar no setor.

Tendências e Oportunidades Mercado Pet no Brasil

As farmácias brasileiras estão se transformando em verdadeiras lojas de conveniência principalmente com a chegada das grandes redes no Brasil. Hoje, além dos remédios, as grandes farmácias oferecem diversos outros produtos para o consumidor em seu ponto-de-venda.

Nesse estudo do Pesquisas.com.br ficou claro que os consumidores hoje buscam outros produtos nas farmácias. Além dos remédios, produtos de maquiagem; medicamentos para Pets; produtos de beleza e cosméticos; produtos naturais para alimentação saudável; e suplementos foram os mais citados nas entrevistas.

Perfil da Amostra

Mulheres e Homens de todas as classes sociais, idades e regiões do país. A maior parte dos respondentes é formada pelo público feminino e jovens entre 18 a 29 anos formam 42,7% dos entrevistados

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa online entrevistou moradores de todas as regiões do país, sendo a maioria de capitais (45,4%), 26,7% de regiões metropolitanas e 27,9% do interior.

Temas abordados

O levantamento teve como intuito entender o grau de importância das farmácias na rotina de consumo dos brasileiros. Além da frequência e itens mais procurados neste canal, a pesquisa também aponta qual é o fator que mais influência no momento da compra

Fonte

Este estudo foi desenvolvido pelo Pesquisas.com.br e o campo realizado pela Opinion Box.

Conteúdo da Pesquisa

Por que estudar este perfil de consumo

Metodologia

Temas abordados neste estudo

Motivadores da Compra

Ações promocionais têm baixo impacto na decisão de compra

Relevância do promotor de vendas, do farmacêutico e do atendente

Preço é o fator mais relevante no momento de compra

Redes referência para os consumidores

As 10 melhores

Farmácia na Internet

Farmácia x Supermercados

Marcas citadas espontaneamente

O que gostaria de encontrar mais nas farmácias

Perfil dos Entrevistados

Resultados Gerais

Resultados por Sexo

Resultados por Renda Familiar

Resultados por Faixa Etária

Resultados por Região

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