Hábitos Alimentares na Primeira Infância. Bebês de 0 a 3 anos

Os hábitos alimentares das crianças de zero a três anos compõem o foco desta pesquisa desenvolvida pela MultiFocus. Dentro desse tema, traça um panorama de como a criança é alimentada, que vai desde o período de amamentação até o tipo de produtos que vão sendo introduzidos no seu cardápio.

A pesquisa mostra a evolução e as mudanças na alimentação dos bebês ocorridas nos últimos cinco anos, tanto em termos de hábitos como de produtos e marcas mais consumidas. A presença dos pequenos acompanhando as mães nos pontos de vendas e sua influência na escolhas de alimentos no supermercado também faz parte deste estudo.

Realizada em todo o Brasil, a pesquisa ouviu 759 mães de todas as classes, regiões do país, com filhos de ambos os sexos, e em diferentes relações como o trabalho fora de casa.

  • Qual o tempo médio de amamentação? 
  • Quais são estes produtos que os bebês consomem?
  • Quais deles aumentaram o consumo entre os bebês nos últimos anos, quais diminuíram? 
  • De que marcas? 

Estas e outras perguntas são respondidas neste recorte da pesquisa PapagaioPipa, feita pela MultiFocus Inteligência de Mercado a cada 2 anos, sobre hábitos alimentares na primeira infância.

Como está a alimentação dos Bebês?

A pesquisa Hábitos Alimentares na Primeira Infância aponta que amamentação está ganhando força principalmente nos últimos 3 anos. Mas as diferenças de período de amamentação entre as mães que trabalham fora período integral e as que têm mais tempo em casa são claras: mães que não trabalham fora amamentam por mais tempo seus bebês, e o percentual daquelas que amamentam a criança até completar 2 anos tem aumentado. 

A partir do momento em que o bebê já pode ingerir outros alimentos, porém, independente da manutenção ou não da amamentação a mãe passa a introduzir toda a sorte de produtos, que vão desde os sucos e frutas até os salgadinhos industrializados.

Perfil da Amostra

759 mães de bebês de 0 a 3 anos, de todas as classes, regiões do país e de ambos os sexos.

Metodologia da Pesquisa

Entrevistas pessoais com mães de bebês de 0 a 3 anos; Questionário semiestruturado, com perguntas abertas para lembrança espontânea e preferência; Amostragem domiciliar por cotas; Dados ponderados por região, sexo, classe e faixa etária segundo a distribuição da população infantil brasileira; Margem de erro de 2,6 p.p.

Temas abordados

Tipos de alimentação, produtos consumidos para a alimentação, comparativo de consumo entre 2012 e 2017, influências dos bebês nas compras e marcas mais presentes no carrinho de compras.

Fonte

Esta pesquisa foi desenvolvida pela MultiFocus Inteligência de Mercado.

Conteúdo da Pesquisa

O estudo

Perfil da Amostra

Tempo de Amamentação

Tempo de Amamentação e a Relação com o Trabalho da mãe

Produtos consumidos

Hábitos Alimentares do Bebê e da Família

Comparativo de consumo de 5 anos

Presença dos Bebês no Supermercado

Influência dos Bebês na hora da compra

Consumo de açúcar

Marcas mais presentes

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